quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Fontes Tipográficas

Uma fonte tipográfica, também designada como padrão, é uma variedade ou colecção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho.
Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura, entre outros detalhes. Algumas destas variações são mais frequentes nas famílias tipográficas, as quais são designadas de bold (negrito), light (claro), regular, itálico, versalete, entre outras.
As famílias tipográficas podem ser classificadas como em serifadas e não-serifadas, sendo este o principal sistema de diferenciação de letras.
Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são também designadas como grotescas.



As Fontes bitmapped são guardadas como uma matiz de pixéis, dai ao serem ampliadas, perdem qualidade. Estas são concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma determinada impressora, não podendo ser escaladas.
As Fontes escaladas (Type 1, TrueType e OpenType) são definidas matematicamente e podem ser representadas em qualquer tamanho, caso sejam requisitadas. Estas contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspecto sólido de formas contínuas.
Podem ainda ser ampliadas sem perder qualidade das suas formas.

Sem comentários:

Enviar um comentário